Rua Francisco Ribas


Extensão: 75 metros
Bairro: Champagnat
Lei 3753/2022
         

Francisco Ribas, filho de Antonio Ribas e de Maria Rosa Ribas, nasceu em Caçador, aos 08 de janeiro de 1932.

Morou até seus 12 anos de idade na vila de Taquara Verde, quando juntamente com sua família, vieram para a cidade de Caçador.

Ainda garoto, trabalhava na empresa Tombini, onde ficava observando o uso das máquinas. Nas horas de folga, foi aprendendo a profissão de tratorista, até conseguir realizar o trabalho sozinho. Aos 14 anos conseguiu um emprego em Lagoa Vermelha – RS, onde permaneceu até o ano de 1952.

No ano seguinte, de volta a Caçador, começou a trabalhar na empresa Tedesco, e em 1959 iniciou seu trabalho como operador de máquinas pesadas na Prefeitura Municipal de Caçador, onde desempenhou seu trabalho até sua aposentadoria, em 1996.

Casado com Maria Conceição Ribas, tiveram seis filhos. Criaram seus filhos com muito amor e carinho, vencendo as dificuldades que apareciam, sempre com muito amor, trabalho e dedicação. Sua família sempre foi seu maior orgulho.

Através de seu trabalho na Prefeitura, Francisco Ribas foi responsável pelo crescimento da cidade na qual passou a vida dedicando-se à profissão de tratorista, abrindo ruas, terraplenando terrenos para grandes indústrias, através da lei de incentivo econômico, através da qual a Prefeitura executava serviços de infraestrutura em empreendimentos, e expandindo as fronteiras caçadorenses.

Francisco Ribas foi o responsável por executar a terraplenagem no local onde foi construído o estádio municipal de Caçador. Também teve importante participação também no desenvolvimento das comunidades do interior de Caçador, abrindo estradas e melhorando acessos, construindo açudes e muito mais, de maneira a melhorar a vida dos agricultores e permitir o escoamento da produção.

Através dessas ações, especialmente no interior do município, Francisco ficou conhecido por “Xicão, o Rei da Terraplenagem”.

Francisco tinha muito orgulho de sua história e do quanto ele contribuiu para o crescimento de sua cidade. Por ser um profissional de grande competência e responsabilidade, conquistou a confiança de todos, fazendo muitos amigos em todos os lugares onde trabalhou.

Trabalhou até seus 76 anos de idade, acordando cedo e voltando somente no final da tarde para seu lar, certo de ter cumprido com sua missão. No ano de 2007, a Câmara Municipal de Caçador reconheceu o seu trabalho através da entrega da medalha “O Desbravador Caçadorense”.

Orgulhoso de seu trabalho, Francisco fez das ruas que rompeu as veias por onde pulsa o coração dessa cidade e se tornou um artista da vida, por seu valor, seu trabalho e sua devoção para com esse chão.

Francisco Ribas faleceu aos 17 de agosto de 2013, aos 81 anos de idade.

(adaptado de texto de sua família)