Rua Marechal Floriano Peixoto

Extensão: 150 metros
Bairro: Centro
Decreto nº 3/1944



Floriano Vieira Peixoto (30/04/1839 – 29/06/1895) foi um militar e político brasileiro. Primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil, presidiu o Brasil de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894, no período da República das Espadas.

A Guerra do Paraguai foi um divisor de águas na carreira de Peixoto que, até então, ocupava posições inferiores na hierarquia militar. Após a guerra, já como tenente-coronel, foi nomeado Presidente da província de Mato Grosso e atuou como ajudante-geral do exército.
 
Participou dos movimentos de proclamação da república, assumindo a vice-presidência do governo Provisório, que seria continuada no período constitucional que se seguiu.

Com a necessidade de união das Forças Armadas, sobreveio a renúncia de Deodoro, quando, em 23/11/1891, Floriano Peixoto assumiu a presidência. Historiadores alegam que o período entre 23/11/1891 e 15/11/1894 foi uma presidência inconstitucional, pois haveria a necessidade de convocação de novas eleições, o que não ocorreu, segundo as alegações de Floriano Peixoto, devido ao fato de não ter sido uma eleição direta a que conduziu Deodoro ao poder.

A alcunha de "Marechal de Ferro" deveu-se à sua atuação enérgica e ditatorial, pois agiu com determinação ao debelar as sucessivas rebeliões que marcaram os primeiros anos da República do Brasil. Recebeu também o título de "Consolidador da República".

A rua já havia sido denominada em 13 de novembro de 1939, através de iniciativa do então prefeito Tenente Mário Fernandes Guedes, com a justificativa de que, em 15 de novembro daquele ano seria comemorado o cinquentenário da proclamação da República, e que notáveis brasileiros têm os seus nomes vinculados a esse grande evento histórico, cuja significação deve ser explicada por todas as formas de manifestações do pensamento. Nomeava-se, nesta resolução, as ruas Marechal Deodoro, Quintino Bocaiúva e Benjamin Constant, além da rua Marechal Floriano. Em 1943 a denominação oficial passou a ser de Rua Marechal Floriano Peixoto, sendo esta a lei considerada como a origem da atual denominação.